Notícias

Abril Quebra-Cabeça: AUTISMO
30/03/2017


O mês de abril é enfatizado como “quebra-cabeça”, por fomentar o tema AUTISMO. As peças do quebra-cabeça simbolizam a complexidade, o mistério e enigma que gera este distúrbio. Cada peça simboliza a família, comunidade e profissionais em todos os processos de intervenção.

Por isso, a Metasa também abordou este tema junto ao seu Timaço, a fim de promover o conhecimento e instigar o debate em família e na comunidade.

AUTISMO é uma síndrome comportamental que apresenta sintomas básicos como:

*  Dificuldade de interação social;

*  Déficit de comunicação;

*  Comportamentos repetitivos;

*  Hiperatividade;

*  Ansiedade e depressão.

Essas características podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo dos anos. Ela tem vários níveis, desde os mais graves até os casos mais sutis. O diagnóstico é clinico.

Não há cura, mas o reconhecimento precoce, bem como terapias comportamentais, educacionais e familiares, pode reduzir os sintomas e apoiar o desenvolvimento e a aprendizagem. As pessoas autistas podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática.

Além do Autismo, no dia 08 de abril, a Metasa fez menção ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, quando expos aos colaboradores os fatores de riscos que conduzem à doença e as possibilidades de tratamento, trabalhando principalmente a prevenção.



Galeria de Fotos