Gestão Ambiental

Gestão Ambiental


Para a Metasa, construir o futuro vai além de inovar e de ampliar a qualidade dos seus produtos e serviços. Dentro do SGI, a companhia mantém um sistema de gestão ambiental que busca, continuamente, mecanismos de preservação do meio ambiente. Com base em estudos de identificação, a companhia mapeia todos os aspectos e impactos ambientais decorrentes de cada uma das suas atividades. Essas informações são expostas nos setores por meio de mapas, e os colaboradores são treinados e orientados com o objetivo de minimizar esses impactos, tendo a oportunidade de construir um futuro melhor junto com a companhia. Afinal, essa é uma responsabilidade de todos.


Energia


A fim de reduzir o consumo de recursos naturais, a companhia realiza ações de orientação junto aos colaboradores, além de projetos específicos, como o de redução do consumo de energia no jato de granalha de aço e o da troca de telhas em algumas áreas, adotando as translúcidas, que aumentam a iluminação.
A Energia Verde provém de fontes incentivadas, ou seja, fontes naturais capazes de se recarregar. Esse tipo de energia possui capacidade e potência idênticas àquela proveniente de outras fontes, mas a sua geração é realizada em hidrelétricas, parques eólicos ou por meio das usinas de biomassa. Dessa forma, a Metasa está contribuindo, também, com o desenvolvimento sustentável do planeta, pela redução das emissões de carbono na atmosfera. O consumo de Energia Verde tem como base a lei 9.648/98, que possibilita a compra de energia do mercado livre a empresas que consomem mais de 500 MWh por mês.


Programas de Gestão Ambiental


Gestão de Resíduos e Controle da Poluição As práticas de não geração, separação e destinação adequada de resíduos, adotadas pela Metasa, proporcionam a redução do consumo de recursos naturais e dos impactos no ar, na água e no solo. Existe uma busca constante pela utilização de materiais recicláveis e pela diminuição na geração de resíduos. O depósito central de resíduos otimiza a destinação final, garantindo os processos de separação, logística e armazenamento temporário. Uma parceria firmada com uma empresa que realiza o coprocessamento, transformando o resíduo em combustível para ser utilizado em fábricas de cimento, garante a destinação eficiente dos resíduos inflamáveis.
A Metasa também instituiu o processo de logística reversa de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, que consiste em devolver os materiais para os fornecedores, que têm a responsabilidade de destiná-los a locais adequados.


Gestão de Recursos Hídricos


Consciente de suas responsabilidades a respeito da preservação dos recursos hídricos, a Metasa investe na captação, no armazenamento e na utilização, em fins não potáveis, da água da chuva, contando com um reservatório de 520.000 litros, e em projetos de redução do nível de resíduos sólidos e líquidos que afetam a qualidade da água. A Metasa investe em novos sistemas de reutilização da água para fazer a lavagem e calibração das peças, economizando e evitando futuros problemas ambientais com o lançamento desse efluente no corpo hídrico.