Sistema de Gestão Integrado

Certificação ISO


Com a recertificação da Norma ISO9001, a Metasa consolidou, na Unidade Marau, seu Sistema de Gestão Integrado. Além da ISO9001 – Gestão da Qualidade, este se baseia na ISO14001 – Gestão Ambiental, OHSAS18001 – Gestão da Saúde e Segurança e SA8000 – Responsabilidade Social, normas internacionais que visam aprimorar as condições de trabalho e práticas sustentáveis da empresa.


Grupos de Melhorias - GM²


O sucesso de um Sistema de Gestão Integrado está atrelado à contribuição que cada setor fornece na execução dos procedimentos, onde a eficiência deste processo pode ser medida conforme a capacidade de cada área melhorar continuamente. Para isso a Metasa apoia a prática de projetos participativos onde os Grupos de melhoria coletam informações, analisam dados, definem indicadores e têm liberdade para tomar ações.
Através dos Grupos de Melhoria é possível desenvolver nos colaboradores habilidades como criatividade e espírito de equipe; melhorar indicadores fora de meta ou com tendências negativas; reduzir o desperdício nos processos; promover a inovação e a melhoria contínua dos processos da empresa.


PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES


Buscando ampliar os níveis de geração de valor para o cliente, a Metasa se dedica a aumentar a sinergia da cadeia produtiva. Por meio do programa de Qualificação de Fornecedores, a companhia orienta e incentiva os fornecedores locais a trabalhar de forma a atender às exigências das grandes empresas nacionais. O processo de qualificação acontece, basicamente, com base em auditorias e orientação técnica. Entre os temas trabalhados estão: responsabilidade social, legislação sobre saúde, meio ambiente e segurança, além de normas e procedimentos relativos à qualidade. Com isso, os fornecedores qualificados alcançam ganhos em eficiência e produtividade, têm a possibilidade de profissionalizar sua gestão e, consequentemente, aumentam significativamente sua competitividade. Respeitando os requisitos legais e as necessidades dos clientes, os fornecedores qualificados pelo PQFM veem ampliadas as suas perspectivas de negócio, uma vez que o mercado passa a considerar legítima sua qualificação. O PQMF desempenha, ainda, um papel social, pois fomenta a economia e o desenvolvimento das empresas locais.


POLÍTICA DO SGI


Oferecer as melhores soluções em construções metálicas com responsabilidade socioambiental, melhorando continuamente seus processos e a cadeia de fornecimento, buscando:
•    A eliminação ou redução dos riscos à saúde e segurança;
•    A prevenção da poluição e a proteção ao meio ambiente;
•    O retorno aos acionistas;
•    O atendimento aos requisitos da norma SA 8000, às legislações aplicáveis e aos requisitos de clientes.


OBJETIVOS DO SGI


Buscar a eliminação ou redução dos riscos à saúde e segurança dos colaboradores;
Comprometer-se com a prevenção da poluição e redução no consumo de recursos naturais e geração de resíduos;
Atender aos requisitos dos clientes e legislação aplicável;
Melhorar continuamente o sistema de gestão.

Clique e veja a Certificação do ISO 9001:2015 INMETRO
Clique e veja a Certificação do ISO 9001:2015 UKAS