Programas Sociais

Programas Sociais



Orquestra Metasa - Projeto FIERGS/SESI

Contribuir para a formação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da música, preparando-os para o exercício da cidadania, é o objetivo do programa social Orquestra Metasa - Projeto FIERGS/SESI. Composta por 65 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, a maioria filhos de colaboradores da companhia, a Orquestra Metasa - Projeto FIERGS/SESI é um programa que vem se desenvolvendo e encantando a comunidade de Marau e região.

A fim de melhorar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças dentro do programa, as aulas contam com três professores especializados em Música, e as crianças estáo divididas em duas categorias. A categoria infantil abrange as crianças de 7 a 10 anos, com as quais são desenvolvidos os conceitos de musicalização, com vistas a sensibilizá-las para a música por meio de atividades lúdicas e do conhecimento da identidade vocal de cada uma delas. Já a categoria infanto-juvenil abrange os adolescentes entre 11 e 17 anos, que recebem conhecimentos relacionados à teoria musical, percepção e leituras musicais.


Sinal Verde para a Vida


O programa preconiza a manutenção da qualidade de vida e a prevenção do uso de drogas, álcool e tabaco, além de oferecer atividades de conscientização e orientação aos colaboradores da Metasa, atendimentos individuais e encaminhamento para a rede de auxílio quando necessário. O Programa Sinal Verde para a Vida alcança também os familiares dos colaboradores e a comunidade em geral, por meio de palestras e da participação em eventos que estejam alinhados com seu foco. Um comitê coordenador organiza asoluções, objetivos e públicos a serem trabalhados, e um comitê orientador auxilia e encaminha os colaboradores, quando estes necessitam de ajuda.