Saúde e Segurança do Trabalho

Saúde e Segurança do Trabalho


A Metasa está comprometida em oferecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, reduzindo os índices de acidentes e assegurando a integridade e a saúde dos colaboradores. Para isso, investe em ações de informação e educação que os alertam quanto às maneiras de manter a própria integridade física e mental, assim como quanto à importância da prevenção e do controle de riscos associados a acidentes, incidentes, desvios e doenças ocupacionais. Além disso, realiza diversas campanhas relativas aos temas de saúde e segurança, como:

- Campanha de Vacinação contra Gripe

- Dia Mundial de luta contra a AIDS

- SIPAT: Semana Interna de Prevenção de Acidentes


Em parceria com o SESI, a Metasa mantém um programa de prevenção da saúde bucal: Empresa do Sorriso. Extensivo a todos os colaboradores, o programa oferece trimestralmente um kit de higiene oral, além de orientação e treinamento sobre o assunto. A companhia utiliza a metodologia de identificação, análise e tratativa de situações de risco e quase acidentes, iniciativa que busca incentivar cada vez mais a participação dos colaboradores na prevenção dessas intercorrências. Além disso, implantou a metodologia de inspeções planejadas nas áreas fabris, utilidades, veículos e equipamentos de emergência.

Com base em estudos de identificação, a companhia mapeia todos os perigos e riscos decorrentes de cada uma das suas atividades. Essas informações são expostas nos setores por meio das placas chamadas Mapa de Risco e os colaboradores são treinados e orientados com o objetivo de minimizar esses riscos. A área de Saúde da Unidade Marau conta com dois consultórios, um médico e outro odontológico, além de um setor ambulatorial para atendimentos de enfermagem. O sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho da Metasa integra o SGI e está sendo estruturado com base na norma OHSAS 18001, especificação de auditoria internacionalmente reconhecida.